Biografia: Alfredo Bulhões Gago da Câmara

Convidado de honra: http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/ Alfredo Gago da Câmara - Músico e Compositor
Biografia: Alfredo Bulhões Gago da Câmara

Alfredo Bulhões Gago da Câmara nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em Vila Franca do Campo no ano de 1958. Ainda criança, escola primária, denotou grandes aptidões para a música, iniciando nesta altura os primeiros acordes na guitarra clássica. Embora execute, com conhecimentos mínimos, diversos instrumentos musicais, especializou-se mais em instrumentos de cordas possuindo hoje a carteira profissional de viola e de guitarra portuguesa emitida pelo Sindicato dos Músicos Portugueses.
Alfredo Gago de Câmara, como é conhecido, é um músico que já actuou diversas vezes em todas as ilhas dos Açores (teatros, centros culturais, restaurantes, festas concelhias, eventos diversos, etc), Madeira (festas da Madeira whine, festas de São Vicente, etc), no continente português em diversos lugares e distritos, Lisboa (casa dos Açores, casas de fado, aula magna, etc). Acompanhou diversos artistas e fadistas sobejamente conhecidos em Portugal e também no estrangeiro, principalmente em países aonde existem comunidades portuguesas, tais como: América, Canadá, Luxemburgo, Brasil e Venezuela.
Por diversas vezes Alfredo Gago da Câmara participou em programas de rádio, e de televisão com actuações em grupo, ou a solo, ou acompanhando às guitarras outros músicos e artistas.
Alfredo Gago da Câmara emprestou a sua arte para cerca de 50 edições discográficas e algumas cassetes áudio. Nestas edições, ele próprio foi o produtor de 1 single, ainda em vinil, e 29 C.D's., aparecendo em alguns destes trabalhos a solo, com voz, execuções, orquestrações, composições e até como autor de muitos poemas, estando neste momento a escrever um livro aonde pretende deixar também estes registos. Possui dezenas de temas da sua autoria, por ele editados, ou interpretados por outros músicos e cantores. Muitas destas criações hoje estão registadas na Sociedade Portuguesa de Autores da qual é sócio desde 1980 com o número 8.130.
Actualmente, Alfredo Gago da Câmara é diversas vezes solicitado para actuações de câmara, principalmente na área do fado, no entanto, faz composições, execuções e orquestrações de outros géneros musicais no seu estúdio particular de gravação, que utiliza também para a produção das suas próprias criações.
Alfredo Gago da Câmara foi professor de viola da terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada e de guitarra clássica nas escolas da M.M. Music em Ponta Delgada. Foi também formador de diversos cursos de instrumentos de cordas em Santo António, Lagoa, Fenais da Luz, Vila Franca do Campo, freguesia de Calhetas, Ribeira Seca da Ribeira Grande, Matriz da Ribeira Grande, Rabo de Peixe, Pico da Pedra, etc.
Alfredo Gago da Câmara também foi monitor de cursos de expressão musical na Escola profissional de Capelas, Escola Profissional de Ribeira Grande e é desde oito anos o responsável pelas actividades culturais na Fundação Escola Profissional de Vila Franca do Campo, exercendo o cargo de Técnico de Apoio às Áreas Sócio-culturais nesta instituição. Possui diploma de Formação de Formadores, diploma em vigor de formador emitido pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e é certificado pela Direcção Regional da Juventude, Emprego e Formação Profissional dos Açores.
Alfredo Gago da Câmara é casado com Piedade Rêgo Costa, fadista açoriana, possuidora de uma voz impregnada de sentimento que também já gravou dezenas de fados editados em cds. Emprestou também a sua voz para bandas sonoras televisivas, cantou em todas as ilhas dos Açores e realizou centenas de espectáculos, incluindo casas de fado também em Lisboa, Estados Unidos e Canadá, o que lhe valeu o prémio açoriano de carreira em 2008. No próximo mês de Março, Alfredo e Piedade Rêgo Costa irão lançar mais um álbum a solo nos Açores e em Lisboa intitulado "Fados e Guitarradas".

Alfredo Gago da Câmara afirma que no centro de todas as coisas, que fez, que faz ou em que participa, encontra sempre um coração de fadista, que é seu, e que palpita sempre que os seus braços abraçam uma viola ou uma guitarra portuguesa.

Janeiro 2010

Convidado de Honra pelo autor povoense Quelhas “Alfredo Bulhões Gago da Câmara”

alfredogagocamara@sapo.pt
estudiosalfa@hotmail.com
http://www.youtube.com/user/Guitarrista211158
http://hi5.com/friend/p310010632--Alfredo_Câmara--html

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CD "FADOS E GUITARRADAS"


CD FADOS E GUITARRADAS
Até ao dia 1 de Setembro estou de férias bem merecidas, julgo eu. Para não enferrujar os dedos, vou aceitando um trabalhinho aqui ou ali, conforme as solicitações.
Entretanto foi lançado no dia 22 de Julho, nas Portas do Mar em Ponta Delgada, o ùltimo cd que gravei com a fadista Piedade Rêgo Costa, intitulado " Fados e Guitarradas". São treze temas: seis guitarradas por mim executadas com Ricardo Melo no contrabaixo e sete fados interpretados pela minha cara metade. O cd já está disponível ao público (nas ilhas dos Açores, por enquanto) e, para adoçar a curiosidade, adicionei aqui dois links para dois videolips deste nosso novo álbum.

Bom Verão. Boas Férias.


3 comentários:

Terra das "Marias" da Fonte ou fontanário, história com histórias... disse...

No dia 21 de Novembro 2010, vai acontecer o 13. Convívio Cultural in der Stadt Lusern

2010-10-31 20:02

O livro: Terra das Marias da Fonte ou fontanário, história com histórias... de autoria do autor povoense Quelhas, vai dar seguimento Cultural até ao final do ano com muitas supresas...

Convidamos a Rádio Space Love. TV Minho. RTP 1. Rancho Folclorico do Centro Lusitano de Zurique. Amigos das Concertinas de Zurique. Raízes do Minho de Zurique. Jorge Campos - Escultor e artista Plástico. Jorge Lopes - Artesão. Fátima da Silva - Bijuteira. Amaríldo Rocha - Artesão. Adelino Sá - Jornalista e Sindicalista. Manuel Beja - Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Suíça. "Novo - Cônsul de Zurique". Frederico Castro - Deputado na Assembleia da Républica. Fátima Moreira - Vereadora da Cultura da Póvoa de Lanhoso. Personagens Culturais, Políticas, Civis e Religiosas. Entre muito público...

- A maior parte dos convidados já responderam!

Quelhas, está nos preparativos finais e a reunir esforços para os dias 17, 18 e 19 de Dezembro 2010, para assim terminar em beleza os seus Convívios Culturais. Está tudo aposto para vir directamente dos Açores, o Músico, Alfredo Gago da Câmara e a Fadista, Piedade Rego. O apoio é da casa Palheiro em Zürich, que acompanha a dupla portuguesa de fadistas a mais duas casas, nomeadamente a Friburgo, onde está sediado o jornal Fri-luso, onde o jornalista Quelhas escreve várias teses por mês.

Nota: Entre estas duas datas, podem surgir mais Convívios já falados, Sporting Clube de Zürich, Marisqueira Atlântico Bar, e Casa do Benfica de Lenzburg. Já passamos pelo Portugal Royal, SP de Braga de Zürich, Porto D?Ave e Arca de Regensdorf

autor: Quelhas

Póvoa de Lanhoso a contrariar ou no seu melhor! disse...

Homenagem: Alfredo Bulhões Gago da Câmara

Alfredo Gago da Câmara
Não é "gago" não
Até seus dedos falam
Acordes na guitarra clássica
E faz sua própria composição...

Possui carteira profissional
Toca viola e guitarra portuguesa
Dos Açores a Portugal Continental
América, Canadá, Luxemburgo, Venezuela e Brasil
Vende disco ainda em vinil...

Produtor de 1 single, então
Faz actuações em grupo e a solo
Faz poemas para o coração
Toca vários instrumentos como artista
Mas só tem alma de fadista...

E está escrevendo 1 livro para recordação.

autor: Quelhas

Póvoa de Lanhoso a contrariar ou no seu melhor! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.